TRÊS ILHAS

Na realidade é um arquipélago com algumas ilhas que fazem parte da Área de Proteção Ambiental (APA) de Setiba, em Guarapari. Não se pode pescar, fazer caça submarina, acampar ou fazer churrasco no arquipélago. Infelizmente devido a falta de fiscalização as pessoas costumam desrespeitar estas regras.  Por isso é um lugar perfeito para organizarmos multirões de limpeza. Inclusive monitoramento e aplicação das habilidades do curso Mergulho Contra Detritos. Os  pontos principais de mergulho são os seguintes:

  • Parte Oeste da Ilha Guararema: costuma ficar abrigada do vento NE, mas sujeito a correntezas moderadas. Na enseada rasa de 2 a 4 m tem um incrível variedade de invertebrados, um pequeno berçário. Nadando para o Norte, a profundidade aumenta e os peixes começam a aparecer mais intensamente quando chegamos nas pedras altas. Eventualmente vemos pequenas lagostas e tartarugas. Fique atento na areia, onde podemos encontrar raias, linguados e muçuns com a cabeça fora da areia. Se nadarmos perpendicular ao perfil da pedra em direção a costa encontraremos um longo cordão de pedras.
  • Parte Norte da Ilha Guararema: área desabrigada do vento NE e das correntes. Mas em contra partida é onde tem grandes pedras com abrigos para muitos cardumes, tais como: coaras (piragicas), batatas, cirurgiões, jaguareças, entre outros. Um mergulho interessante é um drift a partir daí até a parte sul da ilha.
  • Pedrões do Meio: ficam ao sul da ilha Guararema. A profundidade é de 5 m no máximo. Lá podemos encontrar uma passagem com teto e barriga na areia.
  • Funil: formação que parece um funil formado entre a ilha Guararema e a ilha Leste-Oeste. Local tradicional de treinamentos dos cursos básicos dos anos 90. Formação interessante para passar por trás de uma grande pedra que tem no funil, às vezes vemos pequenas lagostas. A parte mais funda fica aos 10 metros com fundo de areia, onde encontrávamos grandes linguados. Bem mais ao sul deste funil, aproximadamente uns 60 metros, podemos encontrar grandes pedras submersas com alguns peixes.
  • Guachumbas: paredão da parte sul desta ilha tem uma formação de pedras numa parede de mais de 10 metros com várias locas. Oferece um bom abrigo do vento NE, porém sofre efeito da correnteza.
  • Cambaião: esta ilha é bem rasa com seu entorno variando entre 3 e 5 metros. As duas enseadas que possui são cada uma delas abrigo do vento Sul ou do vento Nordeste. Encontramos muitas linhas e chumbadas de pesca no seu entorno.

Espécies observadas:

As espécies de peixes observadas aqui nas ilhas são muito similares aquelas vistas na Ilha Escalvada. Porém as espécies são menores e mais ariscas.

Os invertebrados de destaque são as gorgônias orelhas de elefante e rabo de macaco, alguns corais pétreos, estrelas do mar, algumas anêmonas com pequenos camarões, as várias esponjas, caranguejos aranha, lagostas, polvos, etc. Também vemos algumas espécies de invertebrados menos comuns do que nas outras ilhas de Guarapari.

As atividades mais legais para fazer são fotografia macro dos pequenos seres marinhos, observar animais incomuns nas outras ilhas e principalmente em sua fase juvenil. Aproveitar a correnteza na ilha Guararema de Norte para Sul passando pela face voltada para terra. Fazer monitoramento do lixo subaquático vindo do litoral e deixado por turistas e pescadores não conscientes.

Nível de certificação:
Básico
Snorkeling:
No entorno das ilhas
Distância do embarque:
5 milhas náuticas
Correnteza:
Fraca a nenhuma no lado abrigado
Vida Marinha:
Rica, mais intensa do lado desabrigado
Profundidade Máxima:
3 e 12 metros
Visibilidade:
Chega a alcançar 15 metros
Melhor época:
Dezembro a Abril
Especialidades para melhor proveito:
Foto Sub, Operador de Vídeo Sub, Mergulhador de Correnteza, Mergulhador Noturno, Identificação de Peixes, Naturalista Sub, Máximo Desempenho em Flutuabilidade, Mergulhador Solo, Mergulhador Embarcado, Navegação Sub, Mergulhador de DSMB, Mergulho Contra Detritos

Quer saber mais?

FALE CONOSCO
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?