ILHAS RASAS

São duas pedras emersas que chamamos de ilhas, a Rasa de Terra e a Rasa de Fora. Eram alvo de treinamento de tiro da Marinha do Brasil até o final dos anos 70, devido a isso era possível encontrar muitos projéteis sem munição no fundo. Mas infelizmente graças a falta de conscientização de mergulhadores locais estes projéteis foram removidos. Este é o segundo ponto de mergulho mais visitado em Guarapari, na realidade são alguns pontos principais:

Rasa de Fora

  • Sala de aula e Cânions da Rasa de Fora: costuma ficar abrigada do vento NE, mas os Cânions não são muito abrigados da correnteza. Quando temos correnteza muito intensa a melhor opção é fazer um mergulho à deriva. A sala de aula tem um visual único e deslumbrante perfeito para treinamento de iniciantes, batismos e snorkeling. Excelente para fotos. Lá existem restos de um pequeno naufrágio de um pesqueiro completamente soterrado.
  • Paredão da Rasa de Fora: costuma ficar abrigada do vento NE e das correntes, pois é justamente na parte SO da ilha. A partir da sala de aula descendo acompanhando o perfil da pedra com a areia saímos dos 6 metros e vamos até os 22 metros. Vale observar bem as locas a procura de polvos, lagostas e moreias. Seguindo mais ao sul do paredão depois do fundo de areia branca temos uma bela e extensa formação rochosa que se comunica com a Pedra do Meio.
  • Parte de Fora da Rasa de Fora: quase sempre desabrigada tanto do vento Sul quanto do Nordeste. Talvez por isso seja uma das áreas mais ricas e abundantes de peixes. Caracteriza-se por grandes pedras dispostas concentradas em pontos específicos. Também podemos encontrar peças de um naufrágio de um cargueiro de madeira, tais como: eixo, motor e tanques de combustível. Excelente ponto para fazer mergulho à deriva na correnteza.
  • Pedra do Meio das Ilhas: esta é uma formação rochosa submersa entre as duas ilhas bem grande e que se estende para o sul. Muito legal para usar as habilidades de navegação para chegar lá a partir do Paredão. Vida marinha concentrada em alguns pontos. Ideal fazendo mergulho à deriva com duplas e Nitrox.

Rasa de Terra

  • Sala de aula: costuma ficar abrigada do vento Sul-Sudoeste, o fundo de areia branca nos permite chamar este ponto de sala de aula. Ao nadarmos para o sul iremos encontrar uma formação de pedras com aprofundamentos bem interessante para observar a vida marinha. A profundidade varia de 9 a 12 metros.
  • Parte de Fora da Rasa de Terra: sempre mergulhamos com dias de água calma ou vento sul fraco. Local pouco mergulhado com vida marinha bem abundante e com muitas pedras sobrepostas desde os 4 metros até os 13 metros.
  • Parte de Terra da Rasa de Terra: local mais mergulhado com vento sul fraco e mar calmo. Visual incrível com muitas pedras sobrepostas formando locas para o abrigo da vida marinha.

Espécies observadas:

As espécies de peixes observadas aqui nas ilhas são muito similares aquelas vistas na Ilha Escalvada. Chamando a atenção para o coió, o peixe lagarto e o peixe morcego no fundo de areia branca.

Os invertebrados de destaque são as gorgônias orelhas de elefante e rabo de macaco, alguns corais pétreos, estrelas do mar, algumas anêmonas com pequenos camarões, as várias esponjas, caranguejos aranha, lagostas, polvos, etc.

As atividades mais legais para fazer são fotografia e filmagem, observar animais e seus comportamentos. Aproveitar a correnteza na Rasa de Fora passando pelos cânions e estendendo para a Pedra do Meio e continuando. Contornar a Rasa de Terra com uma dupla de cilindros de Nitrox.

Nível de certificação:
Básico
Snorkeling:
Próximo a ilha e no lado abrigado
Distância do embarque:
6,5 milhas náuticas
Correnteza:
Fraca a moderada no lado abrigado
Vida Marinha:
Rica, mais intensa do lado desabrigado
Profundidade Máxima:
3 e 22 metros
Visibilidade:
Chega a alcançar 25 metros
Melhor época:
Novembro a Maio (mergulhamos o ano todo)
Especialidades para melhor proveito:
Foto Sub, Operador de Vídeo Sub, Mergulhador de Correnteza, Mergulhador Noturno, Identificação de Peixes, Naturalista Sub, Máximo Desempenho em Flutuabilidade, Sidemount com Nitrox, Mergulhador Solo, Mergulhador Embarcado, Navegação Sub, Mergulhador de DSMB.

Quer saber mais?

FALE CONOSCO
Translate »