ILHA ESCALVADA

Pode ser vista a partir das praias de Guarapari principalmente por causa de seu farol, uma torre de ferro vermelha de 16,5 metros de comprimento e que emite um sinal de luz de 15 milhas náuticas de alcance. É um santuário de proteção de andorinhas do mar que costumam fazer seus ninhos lá durante o inverno. Este é o ponto de mergulho mais visitado em Guarapari, na realidade são dois pontos principais:

  • A face Sudoeste (SO): que fica abrigada do vento nordeste predominante, da correnteza e da ondulação. Caracteriza-se por: ter um rachadura na pedra que vai até uma pequena gruta onde se abrigam algumas espécies; possuir alguns cilindros de aço no fundo, provavelmente de acetileno usados para o funcionamento do farol antes da energia solar. Foi colocada uma bicicleta para fotos com os alunos de batismo no fundo que costuma ser trocada quando se deteriora muito. Tem um paredão na parte sul com pedras entre 15 e 19 metros bem interessantes.
  • A face Nordeste (NE): que fica abrigada do vento sul-sudoeste, da correnteza e da ondulação. Caracteriza-se por: grandes pedras dispostas de forma irregular que variam entre 14 e 5 metros. Excelente para treinar controle flutuabilidade passando entre as pedras.

Espécies observadas:

É comum mergulharmos com peixes trombetas, baiacus, moreias pintadas, tricolores, sargentinhos, peixes pedra, peixes batata, peixes cirurgião, peixes porco e suas várias espécies, peixes anjo de várias espécies, incluindo o belo ciliares, além de muitos outros.

Os pintas no cabo ou marimbas são uma atração a parte. Sempre vêm nos saudar quando o barco chega na parte SO, seja para comer as algas do barco, a comida que é lançada pela boca dos passageiros mareados ou algum alimento que possa eventualmente cair do barco. Muitas vezes observamos cardumes de olho de cão, cardumes de sardinha, cardumes de tesourinha, cardumes de barrigudinho dentro da gruta, cardumes de xixarro e ocasionalmente sardas sororoca e enxadas. Entretanto, no período entre janeiro e fevereiro costumamos observar alguns elasmobrânquios, tais como: raias manteiga ou prego e cação viola. Já foi avistado raia manta, tubarões bico fino, pinguins e golfinhos nos mergulhos.

Os invertebrados de destaque são as gorgônias orelhas de elefante e rabo de macaco, os pepinos do mar de diversas espécies, os corais pétreos, ao menos 3 espécies de estrelas do mar, algumas anêmonas, as várias esponjas, estrelas de cesto abertas à noite, os caranguejos aranha, as lagostas, os camarões palhaços nos mergulhos noturnos, etc.

As atividades mais legais para fazer são fotografia e filmagem, observar animais e seus comportamentos durante o dia e à noite. Aproveitar a correnteza do lado desabrigado para o lado abrigado. Contornar a ilha com uma dupla cilindros de Nitrox ou com 3 cilindros.

Nível de certificação:
Básico
Snorkeling:
Próximo a ilha e no lado abrigado
Distância do embarque:
6,5 milhas náuticas
Correnteza:
Fraca a moderada no lado abrigado
Vida Marinha:
Rica, mais intensa do lado desabrigado
Profundidade Máxima:
3 e 22 metros
Visibilidade:
Chega a alcançar 25 metros
Melhor época:
Novembro a Maio (mergulhamos o ano todo)
Especialidades para melhor proveito:
Foto Sub, Operador de Vídeo Sub, Mergulhador de Correnteza, Mergulhador Noturno, Identificação de Peixes, Naturalista Sub, Máximo Desempenho em Flutuabilidade, Sidemount com Nitrox, Mergulhador Solo, Mergulhador Embarcado, Navegação Sub, Mergulhador de DSMB.

Quer saber mais?

FALE CONOSCO
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?