Logbook é Realmente Necessário?

Padi Women’s Dive Day 2021 – Acqua Sub

Muitos mergulhadores registram seus mergulhos com disciplina, porém, outros nunca registraram por achar irrelevante fazer isso.  Assim como o registro de horas de voo para um piloto ou o número de saltos para um paraquedista, ou mesmo o tempo de embarque para um oceanógrafo, um LOGBOOK (Livro de Registro) de mergulho é essencial para um mergulhador.

Mas então, qual é a razão de se registrar os mergulhos?

Existem várias razões para esses registros e você poderá se identificar com alguma delas a seguir.

Registrar seu treinamento: Todos os cursos PADI devem ser registrados no logbook do aluno, pois é uma forma de comprovar o que foi feito no caso de um intervalo durante um curso.

Registrar Momentos Marcantes; tais como encontros com animais marinhos, mergulhos em locais famosos ou em ambientes distintos ou mesmo saídas com um dupla bem legal.

Tubarão nas Bahamas – por Ivan Costa Santos

Fazer Registros Técnicos: Muitos mergulhadores escrevem detalhes de seus mergulhos que podem ser usados como informações úteis para o aprimoramento de suas habilidades como mergulhadores. Dados básicos como profundidade, tempo, pressão do cilindro no início e no final, equipamento que esteva usando, etc. Tudo isso, por exemplo, pode fornecer dados para o cálculo do consumo de ar, feitos através do SAC Rate (Surface Air Consumption Rate = Taxa de Consumo de Ar a Superfície).

Outro exemplo básico referente aos registros técnicos é o controle da quantidade de lastros e sua distribuição. Algo que faz muita diferença para iniciantes, principalmente à medida em que se vai trocando de equipamentos ou de ambiente, seja de água doce ou salgada.

Conhecer a temperatura do fundo da região que você costuma mergulhar durante o ano todo também é algo bem interessante à longo prazo. Sendo que esse tipo de conhecimento também é relevante e pode ser aplicado com relação à visibilidade.

Registrar com um Propósito: Os mergulhadores fazem isso quando almejam alcançar um determinado curso. Muitos iniciantes não fazem ideia da quantidade de cursos de mergulho que demandam mergulhos genéricos ou específicos como pré-requisito. Quanto mais especializado é o curso, mais mergulhos específicos são exigidos. Veja alguns exemplos com os cursos PADI abaixo.

Desenvolvimento Master Scuba Diver em Loja Acqua Sub

Master Scuba Diver: 50 mergulhos.

Divemaster: 40 mergulhos para se iniciar e 60 para certificar.

Open Water Scuba Instructor: 100 mergulhos.

Course Director: 250 mergulhos.

PADI Course Director Ivan Costa Santos

Tec Sidemount: 30 mergulhos.

Tec 40: 30 mergulhos (incluindo 10 mergulhos utilizando NITROX abaixo dos 18 metros de profundidade e 7 mergulhos abaixo dos 30 metros de profundidade)

Tec 45: 50 mergulhos com ao menos 12 com NITROX abaixo dos 18 metros e 6 abaixo dos 30 metros de profundidade. 

Tec 50: 100 mergulhos com ao menos 20 com NITROX abaixo dos 18 metros e 15 abaixo dos 30 metros de profundidade. 

Tec 40 CCR: 30 mergulhos com ao menos 10 com NITROX abaixo dos 18 metros.

Tec 60 CCR: 150 mergulhos com ao menos 25 mergulhos e 50 horas de experiência com um CCR tipo T (para rebreather técnico), usado no curso com um sistema de bailout offboard (cilindros usados para emergência).

Tec 100 CCR: 175 mergulhos com ao menos 50 mergulhos e 100 horas de experiência com um CCR tipo T (para rebreather técnico), usado no curso com um sistema de bailout offboard.

Registrar com um Propósito a ser Definido: Isso é o que a maioria dos mergulhadores fazem. Isto é, começam a registrar sem saber por que estão fazendo, mas com o passar do tempo vão descobrindo os seus objetivos no mergulho.

Registro durante Padi Women’s Dive Day 2021

Diversidade em Logbooks

Existem vários tipos de Logbooks, e na PADI existem alguns modelos já impressos:

O Diver’s Blue Log com espaço para registrar os mergulhos de treinamento e os mergulhos em geral;

Diver’s Logbook para Treinamento PADI

O Log Book Red com espaço para os mergulhos em geral;

Diver’s Logbook Vermelho PADI

O Professional Training Log feito para profissionais com espaço para assinaturas de seus alunos. O que cria uma excelente evidência de que você, instrutor, cumpriu os padrões gerais de ensino.

Training Logbook PADI

Também existe o Binder Logbook, que nada mais é do que um fichário para colocar os refis de registro dos seus mergulhos.

Fichário Binder Logbook Acqua Sub

A Acqua Sub também tem um destes fichários com refis próprios, o Binder Logbook Acqua Sub.

Fichário Binder Logbook Acqua Sub
Interior do Fichário Binder Logbook Acqua Sub

A PADI também possibilita o uso de seu logbook digitalmente por meio de seu App. Também uma opção muito legal, já que suas certificações desde o ano passado também são digitais, sendo denominadas eCards.

Aplicativo Logbook PADI

Outra forma de Registro de Mergulhos é usando o aplicativo de seu computador de mergulho. Pessoalmente, hoje em dia registro meus mergulhos Tec e de Caverna somente desta maneira.

Aplicativo de Computador de Mergulho

Lembrando que seu logbook deve ter algum tipo de autenticação ou rastreio. Isto é, a assinatura do instrutor e número no caso dos mergulhos de treinamento; no caso de mergulhos e passeios, pode-se usar o nome e o número do certificado de seu dupla.

🤿🌊

Além disso, você sabe o que é considerado um mergulho para fins de registro?

Segundo o Manual de Instrutor PADI:

Para valer como mergulho registrado para os requisitos de curso, o mergulho acontece em águas abertas e devem ser anotadas informações específicas sobre o mergulho (ex: data, tempo, local, profundidade, perfil, etc.). Deste modo, os mergulhos de treinamento dos cursos PADI (em águas abertas) qualificam-se como mergulhos registrados.

“Durante os mergulhos em águas abertas, faça com que os mergulhadores passem a maior parte do tempo aos 5 metros/15 pés ou em profundidades maiores e respirem pelo menos 1.400 litros ou 50 pés cúbicos de gás comprimido ou que permaneçam submersos por pelo menos 20 minutos.”

🌊🌊

Conclusão

Mesmo que você não saiba inicialmente por que registrar os seus mergulhos, deve começar a adquirir o hábito. No mínimo, você vai ter a possibilidade de comemorar os seus 100 mergulhos pelado. (risos) Sério, em muitos locais do mundo se mergulha pelado para comemorar o mergulho de número 100.

Muitos dos nossos alunos comemoram seus mergulhos com plaquetas comemorativas embaixo d’água. Inclusive essa festa já é um bom motivo para registrar seus mergulhos.

Bons hábitos nos levam a boas recompensas.

Divirta-se.

Por:

Ivan Costa Santos
PADI Course Director

Quer saber mais?

Solicite um Orçamento
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?