Quanto ganha um instrutor de mergulho? A verdade por trás dos números e como você pode alcançar o sucesso!

Devido à crescente popularidade do mergulho como atividade de lazer, à aspiração de trabalhar em destinos paradisíacos e à busca por uma carreira mais gratificante e emocionante, muitas pessoas vêm nos procurar para fazer o Programa de Desenvolvimento Profissional PADI da Acqua Sub (GoPRO). Saber qual é o salário médio de um instrutor de mergulho no Brasil e no Mundo está entre as dúvidas mais comuns. Compreensível, pois envolve uma tomada de decisão que, em alguns casos, implica a escolha de uma carreira como única na vida.

Infelizmente, há alguns anos, certos blogs e vídeos de sites no Brasil andaram publicando matérias com valores superestimados. Isso acabou gerando um descrédito para aqueles que propagaram estas informações.

Neste artigo, buscarei ser o mais claro e realista possível sobre o assunto. Também estarei aberto a novas informações e perguntas que queiram fazer, pois neste assunto acredito que deva ser o mais transparente possível.

Conceito de Valor Salarial

Primeiro de tudo devemos compreender uma lei de mercado: o salário de um colaborador deve ser determinado proporcionalmente ao valor que ele agrega à empresa.

“Você só deveria pagar um salário quando o empregado é capaz de produzir mais do que ele custa.” – Michael E. Gerber, “O Mito do Empreendedor”

Fatores que Influenciam o Salário

Enfim, não existe um salário mínimo global, pois existem instrutores que recebem valores apenas baseados em comissões e outros recebem salário fixo mais comissões, além de uma série de variáveis que afetam este cálculo, tais como:

Trabalho de tempo integral ou parcial: a maioria das cidades e capitais do Brasil os instrutores trabalham por demanda de forma paralela as suas carreiras profissionais principais. Somente em locais como Fernando de Noronha e em algumas localidades o instrutor é funcionário em tempo integral.

As comissões são por alunos em cursos, mergulhadores certificados em turismos guiados, vendas de pacotes de curso, aluguéis de equipamentos, venda de equipamentos, viagens, passeios em outras atividades, etc.

As receitas mensais de instrutores de tempo integral no Brasil variam de R$ 2000,00 a R$ 5000,00. Porém podem ir bem além quando recebem gorjetas e tem habilidades extras, tais como: mecânica (motores, naval, equipamentos de mergulho e compressores), licença de piloto de embarcação, vendas, etc.

Os instrutores que trabalham em tempo parcial além das comissões, tem uma motivação de estarem viajando com a operadora de mergulho que trabalham e também compram seus equipamentos a preços de custo. Além de outras facilidades podem ser oferecidas.

Globalmente um instrutor pode fazer entre U$ 2000 a U$ 4000 por mês.

Região: Instrutores que trabalham em destinos turísticos populares geralmente ganham mais do que aqueles que trabalham em locais menos conhecidos. Na ordem dos maiores salários em média por região no mundo:

1º lugar: Austrália

2º lugar: Caribe, México, América Central e algumas regiões tropicais do Atlântico

3º lugar: Estados Unidos

4º lugar: Pacífico Sul, Indo Pacífico e outras regiões tropicais da Ásia

5º lugar: Europa

Outro fator regional, é o custo de vida. Um instrutor na Europa tem um custo de vida muito maior do que na Tailândia.

Alguns de nossos ex-alunos e amigos estão trabalhando em lugares como Austrália, Caribe, Europa, Ásia e em alguns lugares do Brasil, que nos confirmam estas informações colhidas na internet e em pesquisas em loco.

Empregador: outra variável é quem emprega, pode ser um: Centro de Mergulho, Resort de luxo, Cruzeiro, Live Aboard, etc.

Num Resort de luxo e num Cruzeiro os salários costumam ser fixos e podem variar de U$ 1000 a U$ 2000, além dos ganhos extras com comissões e gorjetas. Porém, normalmente você tem a disposição comida boa e boas acomodações. Entretanto, você possivelmente terá várias atribuições extras incluindo organização e limpeza, entre outras.

Num Live Aboard as condições são similares, porém os ganhos são menores, aproximadamente U$ 25 a U$ 35 por dia mais gorjetas por viagem, que costumam ser bem generosas dependendo no nível da embarcação. Também não gastará com nada para sua subsistência e ainda irá mergulhar em locais fantásticos pelo mundo.

Instrutores em Live Aboards da Grande Barreira de Corais da Austrália costumam ganhar mais de AU$ 5000. Segundo um instrutor brasileiro que já foi gerente de uma empresa de Live Aboards em Cairns.

Nível de experiência e certificação: quanto maior é o nível de certificação do instrutor, maior será a possibilidade de ganho. Um instrutor de mergulho técnico chega a ganhar o dobro de um recreativo. Por exemplo: um curso de rebreather técnico o aluno paga somente de honorários do instrutor U$ 1500, além de pagar todas as despesas do instrutor (alimentação, estadia, passagens, absorb, etc.) Vale notar que estes cursos são para 1 a 3 alunos somente, tal como a maioria dos cursos Tec.

Course Directors e Instrutores Trainers costumam ganhar muito mais do que iniciantes.

Instrutores de Especialidades costumam ter mais possibilidades de trabalho do que os instrutores OWSI.

Sazonalidade: Os salários também têm variação sazonal, no inverno a demanda é menor e os ganhos também.

Conforme abordado acima, os salários dos instrutores de mergulho variam muito de acordo com as seguintes variáveis: tempo de trabalho integral ou parcial; região; empregador; nível de experiência e certificação; sazonalidade.

Dicas para Aumentar os Ganhos

Entretanto, vale ressaltar que tudo depende de sua atitude. Quando tem uma atitude positiva em relação ao seu trabalho e aos seus clientes/ alunos, os seus ganhos tendem aumentar a cada dia. Mostre profissionalismo com empolgação e proporcionando diversão. Lembre-se que você estará trabalhando num lugar onde a maioria das pessoas pagam para se divertir, talvez um paraíso de águas cristalinas e em contato com a natureza, um verdadeiro privilégio. Divirta-se também trabalhando.

Dedique-se ao seu crescimento profissional investindo em cursos. Assim, você verá que seu aumento de receita será proporcional. Também você pode pensar em empreender e abrir seu próprio negócio. O que foi o caso de uma ex-aluna e funcionária que abriu sua própria escola em SP.

ACQUA SUB: Sua parceira na construção de sua carreira

Uma excelente opção para a construção de sua carreira profissional no mergulho é a ACQUA SUB, um Centro de Desenvolvimento de Instrutores PADI 5 Estrelas com 25 anos no mercado. Os mergulhos serão feitos numa das maiores biodiversidades da costa brasileira, Guarapari – ES juntamente com uma equipe muito experiente. Considere tudo isso mais a possiblidade de uma colocação profissional a partir do network da Acqua Sub.

Marque sua orientação profissional de carreira comigo.

Marque um horário para uma apresentação individual.

📞 (27)98111-0105

📧 acquasub@acquasub.com.br

Texto por: Ivan Costa Santos | PADI Course Director

Quer saber mais?

Solicite um Orçamento
Translate »