Como me tornar um instrutor de mergulho bem sucedido logo após minha certificação?

E agora o que fazer com o meu diploma na mão? Quem já não ouviu isso de algum amigo ou parente ou mesmo se questionou? Como em muitas profissões os recém formados geralmente ficam sem rumo. Isso é devido a inúmeros fatores. No mundo do mergulho recreativo também pode acontecer o mesmo. Baseado na minha experiência trabalhando initerruptamente nos últimos 25 anos, vou traçar aqui um paralelo para o mercado de mergulho.

Primeiramente, após o seu PADI IDC – Curso de Desenvolvimento de Instrutor é essencial que não deixe passar muito tempo para fazer o seu IE – Exame de Instrutor.

A PADI é a única certificadora na qual o IE é independente do curso de instrutor, isto é, quem aplica o exame é um contratado da PADI e não um dono de escola ou dono de negócio de mergulho ou instrutor de mergulho ativo. O que torna o exame imparcial e com alta credibilidade. Demorar muito tempo após o seu IDC para fazer o IE pode fazer você esquecer questões simples que foram bastante vivenciadas de forma intensiva durante o seu curso. Lembrar que a validade após o IDC para fazer o IE é de um ano. Mas o ideal é que faça logo em seguida.

Talvez se não estiver confiante fique estudando uma semana antes intensivamente. Porém se realizar o seus cursos com foco e numa boa escola suas chances de sucesso serão maiores no Exame de Instrutor.

Mas e depois? Como você se torna um profissional de mergulho de sucesso?

1. A escolha de uma boa certificadora. Sem sombra de dúvidas a certificação mais aceita em todo o mundo é a PADI. Alguns motivos para este sucesso:

  • Presente em mais de 183 países e territórios.
  • Materiais didáticos em estado de arte e premiados internacionalmente.
  • Seus cursos estão disponíveis em mais de 26 línguas.
  • A primeira em número de certificações com mais de 28 milhões emitidas.
  • A primeira em Dive Centers, mais 6600.
  • A primeira em profissionais, mais 128 mil.
  • A única que tem ações consistentes há mais de 20 anos em prol do meio ambiente através da PADI AWARE FOUNDATION.
  • Investe pesadamente em marketing e capacitação de seus membros em marketing.
  • Seus cursos são recomendados para créditos universitários por muitas instituições e conselhos nacionais em várias partes do mundo.
  • Seus cursos são certificados como em conformidade com as normas ISO para serviços de mergulho recreativo.

Certamente é a melhor escolha.

2. Experiência corretamente adquirida. Este é um dos tópicos mais importantes. Como para se tornar um bom mergulhador você precisa de tempo de água e humildade para aprender. Um bom instrutor se forma com um bom tempo de experiência já iniciado em sua formação, sem encurtar caminhos ou pular etapas.

Bons locais de estágio costumam formar bons profissionais. Programas como o GoPRO da Acqua Sub podem ajudar muito, principalmente os exclusivos, tal como o GoPRO Ouro. Este contém além dos cursos de especialidades de formação de aluno, também os de formação de instrutor. Oferece excelentes workshops essenciais para desenvolver a capacidade do candidato instrutor no mundo real.

Este tipo de vivência só existe em escolas completas, que operam mergulho localmente com frequência, realizam viagens, vendem equipamentos, fazem mergulho técnico, misturas gasosas, trabalham bem seu marketing, fazem manutenções em equipamentos de mergulho, compressores e embarcações e muito mais atividades.

A Acqua Sub é um exemplo de uma operadora completa, com um longo histórico de formação de muitos bons mergulhadores e instrutores. Outro detalhe importante é a consistência de trabalhar corretamente de acordo com os padrões de segurança do mergulho e preservação ambiental. Tudo seguindo corretamente os Padrões de Ensino da PADI.

3. Especializações nas atividades de mergulho como instrutor e aluno. Nas mais diversas profissões um único diploma de graduação não significa o sucesso automático, é necessário se especializar. Um instrutor que se forma e já faz diversas especializações, aumenta e muito suas possibilidades.

O melhor caminho para se tornar um Instrutor de Especialidade é através de um bom Course Director, que principalmente tenha experiência em ensinar os cursos das especialidades para alunos mergulhadores e que também tenha vivência destas atividades na água, isto é, tempo de água nestas atividades. Além de mostrar como comercializar os cursos pode mostrar sua experiência na atividade na sua metodologia do dia a dia com alunos de acordo com os Padrões de Ensino PADI.

Lembre-se um diploma sem experiência em tal atividade não vale muita coisa. Como dito acima os Programas GoPRO da Acqua Sub são excelentes para o desenvolvimento da carreira dos futuros profissionais.

4. Capacitações em diversas áreas é o segredo da empregabilidade no mundo atual. Como em qualquer profissão, um profissional com um conhecimento abrangente aumenta o seu nível de empregabilidade, tal como: falar inglês e espanhol e talvez outra língua, entender e construir planilhas, saber se comunicar corretamente de forma verbal e escrita, vendas, capacidade de aprendizado e adaptação, etc.

Na indústria do mergulho não é diferente. Além do citado acima, um bom profissional de mergulho pode aprender as seguintes habilidades: registro de imagem e vídeo emerso e submerso, edição de imagens e vídeos, domínio de mídias sociais, manutenção em equipamentos de mergulho e afins, vendas em geral, marinharia, oratória, manejo de embarcações, etc.

5. Um bom Network (Rede de Relacionamentos) é essencial para se colocar no mercado de trabalho em qualquer profissão, bem como é excelente para a facilitação na concretização de vendas.

Na indústria do mergulho é da mesma forma. Uma boa rede de relacionamentos se faz através de participação de atividades sociais em diversas segmentos. Crie laços de amizade com pessoas diversas, mas não se restrinja ao seu mundo ou círculo de convívio. Expanda seus horizontes, conhecendo profissionais de diversas áreas.

Canso de ouvir instrutores novatos e antigos falando que não conhecem ninguém para vender cursos de mergulho. Exponha-se, torne-se conhecido, tenha uma personalidade agradável e seja cooperativo. Acima de tudo seja íntegro no que fizer. Certamente irá conquistar amigos e possivelmente admiradores.

6. A habilidade de vender é necessária em qualquer profissão. Todos nós estamos a todo momento vendendo algo, ou convencendo alguém de alguma coisa. Seja ao menos vender a si mesmo para ser contratado.

Um instrutor bem sucedido sabe vender e sabe negociar. Mas é importante ressaltar que o fruto de toda negociação deve ser um processo de ganha-ganha, isto é, ambas as partes se beneficiam. Caso contrário, você irá enfraquecer o seu network.

Vender é uma arte que poderíamos falar intensamente sobre o assunto. Entretanto, ficará para um outro momento. Porém, lembre-se ressaltar as características e benefícios do produto que quer vender, mas nunca, nunca, em hipótese alguma, difame o outro. As possibilidades se tornam infinitas se você, profissional, desenvolve as habilidades apropriadas e se especializa. Vale ressaltar que não existem fórmulas mágicas além de dedicação, trabalho duro e persistência. Certamente, nos Programas GoPRO da Acqua Sub você terá a oportunidade de se aperfeiçoar bastante, porém o sucesso é de acordo com o seu esforço.

Ivan Costa Santos
PADI Course Director

Quer saber mais?

Solicite um Orçamento
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?