Como foi meu PADI CDTC – Course Director Training Course

No dia 23 de março de 2021 eu consegui atingir um dos picos mais altos de minha carreira: tornei-me um Course Director da PADI.

Primeiramente, vamos explicar o que é um PADI Course Director! Como todos já devem saber a PADI é a maior e melhor agência certificadora do mundo! Presente em mais 186 países e territórios, emitiu mais de 28 milhões de certificações de mergulho desde 1967. São mais de 6.600 Dive Centers e 128.000 profissionais espalhados pelo globo (fonte: 2021 PADI Worldwide Statistics). A certificação PADI Course Director compõe menos de 1% destes profissionais. É considerada a mais alta e respeitada classificação do mergulho recreativo!

O PADI Course Director está habilitado a ministrar todo o Curso de Desenvolvimento de Instrutor PADI – IDC. Vale ressaltar que o PADI IDC não é o passo final para se tornar um Instrutor PADI, o candidato ainda precisará passar no Exame de Instrutor – IE. Este é ministrado por um funcionário da PADI que não deve ter vínculo profissional com nenhum Dive Center ou instrutor. Isso só acontece na PADI e gera um fator de acreditação na certificação do instrutor sem precedentes, devido a imparcialidade da avaliação.

Bem, a diferença já começa no primeiro nível de instrutor. Depois para galgar os passos da carreira até o topo é um longo caminho, porém, compensador! “It’s a long way to the top if wanna rock ‘n’ roll”. Não existem atalhos ou “jeitinhos”, você precisará cumprir tudo (mais um diferencial que só existe na PADI). Você pode tornar este processo bem prazeroso, apesar do grande desafio!

Depois do nível básico de instrutor PADI (Open Water Scuba Instructor) no qual pode ministrar cursos do básico (Open Water Diver) até o Divemaster, incluindo algumas Especialidades. O próximo passo é se tornar Master Scuba Diver Trainer, no qual para atingir você precisa virar instrutor de 5 Especialidades e certificar no mínimo 25 mergulhadores, e então poderá formar o PADI Master Scuba Diver – o faixa preta do mergulho recreativo. Daí a possibilidade de se tornar um IDC Staff Instructor, aquele que participa ativamente dos cursos de formação de instrutor (Curso de Desenvolvimento de Instrutor PADI – IDC).

Meu curso PADI IDC Staff Instructor em dezembro de 2000. Sou o cara mais bonito (risos) 😂🤣😅 o segundo da direita pra esquerda agachado.

Deste nível em diante você precisa alcançar o último degrau antes do PADI Course Director, o Master Instructor. A conquista desta certificação é a partir dos seguintes passos:

  1. PADI IDC Staff Instructor;
  2. Instrutor PADI por pelo menos dois anos;
  3. Emergency First Response Instructor;
  4. Ter participado em três PADI Seminars;
  5. Ter emitido 150 certificações PADI, das quais pelo menos 50 de Educação Continuada (qualquer uma além do nível básico), que incluam 15 de Especialidades, 5 de Resgate, 5 de Divemaster e 5 de Assistant Instructor ou participar de Curso de Desenvolvimento de Instrutor PADI – IDC, além de outras limitações;
  6. Ter emitido 10 certificações de EFR – Emergency First Response;
  7. Ter utilizado o Sistema PADI de educação do mergulhador na sua totalidade, cumprindo os padrões de qualidade, entre outra regras;
  8. Não possuir violações apontadas pela Garantia de Qualidade nos últimos seis meses e não possuir investigações de garantia de qualidade em andamento.

Ok, você chegou lá! Agora, como devo me preparar para um PADI CDTC – Course Director Training Course?

  1. PADI Master Instructor;
  2. Nos 12 meses antes da data de início do curso:
    • Não terem sido constatadas reclamações de garantia de qualidade;
    • Ter conduzido todos os cursos de certificação e programas de experiência PADI utilizando métodos consistentes com os Padrões e filosofia PADI conforme descritos no PADI Instructor Manual e no PADI Guide to Teaching;
    • Ter usado exclusivamente o Sistema PADI de educação do mergulhador, incluindo todos os materiais educacionais PADI apropriados;
    • Ter ensinado exclusivamente cursos PADI Diver.
  3. Ter prestado assistência em dois IDCs completos depois de ter obtido a certificação IDC Staff Instructor;
  4. Emergency First Response Instructor Trainer;
  5. 250 mergulhos registrados;
  6. Experiência de trabalho em PADI Dive Center ou Resort;
  7. Ter atendido aos outros requisitos conforme especificados na aplicação atual.

O cumprimento dos pré-requisitos não garante a aceitação no curso. Os solicitantes são avaliados com base em um critério de seleção e classificados dentro dos grupos. Os solicitantes mais bem classificados são aceitos no curso!

Primeiro dia de treinamento em águas confinadas. Sou o cara de bolsos laranja (risos).

No meu caso, desde quando fiz o meu Curso de Desenvolvimento de Instrutor PADI – IDC, em abril de 1996, já pensava vagamente em chegar lá. Na época tinha somente dois 2 Courses Directors no Brasil. Porém como tive como objetivo principal a fundação e o desenvolvimento da Acqua Sub – que foi inaugurada em novembro de 1998, este sonho ficou “muuuuito” distante. Principalmente tendo que desenvolver em um mercado como o da Grande Vitória (risos). 😂🤣😅

Em 2014, depois de muitos altos e baixos econômicos, resolvi que era hora de retomar o processo! Nesta época já era Master Instructor e preenchia quase todos os pré-requisitos citado, exceto alguns específicos (não citados acima) que perdiam a validade, por valor somente por 3 anos.

Outro detalhe – não menos importante, é o inglês fluente, uma vez que a língua oficial durante o PADI CDTC é esta. Tanto que a primeira entrevista que fiz em 2017 ou 2018 em inglês foi um fiasco. Não lembro bem! Mas você pode contratar um intérprete.

Um outro desafio foi juntar o dinheiro para a realização do curso. Ele é realizado num hotel resort 5 estrelas no sistema “all inclusive” na República Dominicana ou na Malásia. Um grande montante para um micro empresário sul-americano de um país com a moeda fraca e economia instável.

Além disso tudo eu precisava passar na seleção com entrevistas, plano de negócios e parte de um Exame de Instrutor – IE, porém com uma pontuação mínima maior do que os candidatos a Instrutor PADI (Open Water Scuba Instructor).

Fui selecionado em 2019 e aprovado no Exame de Instrutor – IE! Que maravilha!!! Mas ai veio o ano de 2020,e com ele a PANDEMIA da COVID-19. Levou o mundo a uma recessão profunda e grande desvalorização da moeda local. Fez com que o PADI CDTC fosse adiado algumas vezes.

Primeiro cancelamento!
Segundo cancelamento!
Até que finalmente a data definitiva foi marcada e aquele friozinho na barriga chegou.

O primeiro dia de aula, 16 de março, foi meio assustador, minha fluência no inglês é fraca.

Tenho muito a agradecer aos instrutores avaliadores e aos meus colegas, pois todos foram compreensivos, e muito receptivos com a minha necessidade de adaptação a língua, oque me levou a superar todos os obstáculos.

Sala de aula, primeiro dia.

Foram 8 dias muito intensos e empolgantes de desenvolvimento em muitas áreas do mercado profissional do mergulho recreativo. Confesso que estudava bastante à noite para compensar minhas fraquezas, pois existia o risco de reprovação. Resultado: nos últimos dias dormia menos de 5 horas por noite. 🤦‍♂️🤦‍♂️Mas para mim sempre foi “Retroceder Nunca, Render-se Jamais” (risos). 😂🤣😅

Red Team.

Éramos em 24 participantes. Fomos divididos em 4 grupos distintos com nomes de cores. O meu grupo era o RED TEAM, composto por:

  • Um ex-combatente que se aposentou no exército, proprietário de um Dive Center em Tampa – Flórida;
  • Um Chefe da Equipe – Instrutor de Mergulho de Segurança Pública e Resgate em Rio em Pittsburg – Pensilvânia;
  • Um instrutor Italiano sediado em  Playa Del Carmem;
  • Um Venezuelano sediado no Peru e seu intérprete, um jovem biólogo Divemaster;
  • Um jovem instrutor de mergulho e guia de trilhas de 25 anos do Alasca. O mais jovem dos 24 participantes.

Todos os 24 participantes eram muito inteligentes e muito produtivos! Fiquei realmente impressionado com o nível dos candidatos. Muitos de várias nacionalidades, muito legal a troca de experiências durante este intenso convívio.

Eram 5 instrutores avaliadores muito competentes: Um Inglês, um Suíço, um Sueco, um Californiano e uma avaliadora do Arizona.

Não poderia deixar de citar que o nosso grupo, o RED TEAM, ganhou a primeira colocação no PLANO DE MARKETING. Fiquei muito orgulhoso de nosso time!!

Levei 25 anos do Instrutor PADI (Open Water Scuba Instructor) ao PADI Course Director. Mas nem toda história é igual a minha. Alguns profissionais levam menos de 07 anos para atingir o topo. Um exemplo foi meu colega de grupo e novo grande amigo do Alasca, ele tinha apenas 25 anos e era o mais jovem da turma.

Missão cumprida? A missão está só começando! Agora é hora de formar uma nova geração de instrutores bem sucedidos!!

Quem vai querer ser bem sucedido fazendo o que ama?

Quem vai se tornar um Instrutor PADI?

Até breve!!

Por

Ivan Costa Santos
PADI Course Director

Quer saber mais?

Solicite um Orçamento
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?