Flutuabilidade Neutra e TRIM para Alunos Mergulhadores Iniciantes

    ㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

    ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

    ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

    ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

Mergulhadora em posição de Skydiver nas Ilhas Rasas, Guarapari/ES – por Ivan Costa Santos

Nós, mergulhadores experientes e bem orientados, sabemos que o controle de flutuabilidade e TRIM (posicionamento horizontal) ou posicionamento tipo skydiver (posicionamento horizontal com joelhos dobrados e nadadeiras para cima) são características básicas que já denotam de cara a qualidade de um bom mergulhador.

Os mergulhadores iniciantes já deveriam ser treinados desde o seu curso de nível de entrada a realizar suas atividades com flutuabilidade neutra e também Trimado. Criou-se um conceito errôneo por parte de alguns instrutores que os seus alunos deveriam realizar as habilidades ajoelhados sobre o fundo.

A PADI em nenhum dos seus cursos exige que os alunos conduzam suas habilidades ajoelhados. Muito pelo contrário, em várias partes do Manual do Instrutor e do Guia de Ensino do Instrutor do curso OPEN WATER DIVER e do PADI SCUBA DIVER, os dois cursos de nível de entrada, é recomendado que os alunos realizem tal habilidade em flutuabilidade neutra.

Por exemplo, a habilidade ‘11 – Desalagar uma máscara completamente alagada do Mergulho em Águas Abertas 2‘ é orientada pelo Guia do Instrutor da seguinte forma: “Para uma aplicação mais realística, faça os mergulhadores demonstrarem esta habilidade enquanto estão com flutuabilidade neutra ou somente com as pontas das nadadeiras em contato com algum fundo não sensível.”

Mergulho de Águas Abertas 2 Mantendo o TRIM – Curso Open Water Diver PADI nas Ilhas Rasas, Guarapari/ES – por Ivan Costa Santos

Entretanto, a filosofia da PADI é o ensino das habilidades de forma evolutiva. Isto é, do mais simples para o mais complexo, e sempre centrado no aluno. Cada aluno tem o seu tempo.

Os Padrões da PADI permitem bastante flexibilidade ao instrutor durante os cursos, possibilitando que ele acomode diferentes preferências de aprendizado, níveis de habilidade dos alunos, considerações ambientais e configurações de equipamento.” Training Bulletin 4Q 2020 – Flutuabilidade Neutra Durante Mergulhos de Treinamento.

Isso significa que apesar de você seguir os Padrões nos quais contêm a filosofia de ensinar os fundamentos das habilidades e depois ir aumentando o nível de dificuldade aproximando de situações realísticas, alunos com níveis de aprendizado distintos talvez precisem trabalhar o passo a passo de aprendizado de forma mais lenta. E outros podem até adiantar e conjugar algumas habilidades de acordo com os Padrões, inclusive já aprendendo a habilidade com flutuabilidade neutra.

Quando se estuda os Padrões da PADI  e os Requisitos de Performance de cada habilidade, tanto no Manual quanto no Guide to Teaching, fica claro esta evolução. Lembre-se, para todo curso de desenvolvimento vertical (do básico ao DIVEMASTER) é necessário a consulta nessas duas fontes citadas.

Um exemplo clássico é o desalagamento de máscara: Começando em Águas Confinadas rasas o suficientes para se ficar de pé com apenas o desalagamento parcial, prosseguindo no próximo módulo de Águas Confinadas com o desalagamento total em águas rasas e fundas que não dão pé. Neste módulo já se recomenda fazer também com flutuabilidade neutra. Em seguida, a remoção e recolocação da máscara, seguido ou conjugado com a habilidade de respiração sem a máscara. E no módulo 4 é realizada a natação sub sem máscara. Esta evolução continua em Águas Abertas.

Reforçando: esta evolução deve ser centrada no aluno individualmente. As habilidades são introduzidas à medida que o aluno adquire confiança e domínio na execução com segurança. Este domínio só é adquirido através da repetição. Mas este processo deve ser confortável e divertido. Importante ressaltar que a execução das habilidades em Águas Confinadas simulando a realidade deve estimular o desenvolvimento de bons hábitos para Águas Abertas. Tal como executar habilidades com flutuabilidade neutra para não tocar no fundo protegendo a frágil vida marinha, não revolvendo o fundo e gerenciando o risco. Este é o papel de um bom instrutor.

Instrutor Orientando os Alunos no Dive Check em Abrolhos/BA, com Flutuabilidade Neutra – por Ivan Costa Santos

Portanto, você instrutor, saiba que um ensino de qualidade demanda tempo e um investimento maior por parte do aluno. Isso deve ser deixado bem claro na hora que o aluno contrata seus serviços.

E para você, cliente e mergulhador, lembre que qualidade no mergulho significa diversão aproveitada ao máximo com muita segurança. Se recomendado e necessário, considere contratar mais aulas em Águas Confinadas para adquirir o domínio de aprendizado.

Bons mergulhos a todos!

Por:

Ivan Costa Santos
PADI Course Director

Quer saber mais?

Solicite um Orçamento
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?