PROJETO AMBIENTAL DA ACQUA SUB – IEMA- UFES – PADI AWARE

Desde a sua fundação, em 1998, a ACQUA SUB sempre esteve envolvida com atividades de conservação ambiental, principalmente no que tange as ilhas de Guarapari. Devido a operarmos mergulho frequentemente nesta região e observamos a deterioração dos ecossistemas ao longo destes quase 25 anos.

A Fundação PADI AWARE, sem fins lucrativos, criou um Programa de Subsídios Comunitários para fomentar a participação na educação e na defesa da proteção dos oceanos.  O programa fornece recursos financeiros diretos para Centros de Mergulho PADI, como a Acqua Sub, e organizações sem fins lucrativos baseadas na comunidade para lidar com as principais ameaças oceânicas, como mudanças climáticas, detritos marinhos, perda de habitat marinho e proteção de espécies marinhas.  Tudo isso em apoio direto à Década das Nações Unidas da Ciência para o Desenvolvimento Sustentável. 

Desta forma foi feito uma série de ciclos de seleção de projetos para recebimento de suas doações. Projeto da Acqua Sub foi o primeiro e único do Brasil a ser selecionado.

https://www.padi.com/aware/grantees/AcquaSub

Projeto Acqua Sub – IEMA – UFES

O projeto consiste num trabalho em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (IEMA), que é órgão do meio ambiente do governo do estado do ES, que visa fazer o levantamento das espécies de peixes recifais presentes nas ilhas da APA de Setiba e das ilhas do entorno, ilha Escalvada e ilhas Rasas. Também visa caracterizar os fundos marinhos quanto ao tipo de cobertura predominante e registrar os danos e potenciais ameaças encontradas nestes ambientes recifais (ex: redes de pesca à deriva/abandonada; resíduos

sólidos – lixo; deterioração do fundo marinho por ancoragens; branqueamento e/ou outros danos aos corais, etc). Sempre que possível todos os resíduos encontrados serão retirados do mar.  Não existem dados desta região desde o início dos anos 90.

Os dados serão coletados durante 25 expedições de campo, através de observação visual (sem coleta de organismos), por meio de mergulho autônomo, mergulho livre e por intermédio de estruturas para monitoramento marinho remoto.

Ao final serão produzidos relatórios com os resultados, que serão apresentados à PADI AWARE e também ao órgão governamental, responsável pela gestão da APA, com sugestões de medidas para melhor manejo da biodiversidade marinha da área.    

Vale ressaltar que o IEMA não tem recursos suficientes para fazer o monitoramento ambiental da região e que a ACQUA SUB está entrando também com recursos próprios para complementar este projeto. Desta forma é um projeto sem fins lucrativos.

A fim de gerarmos base científica em nosso projeto foi criada uma parceria com membros da academia. Desta forma, estabelecemos uma parceria entre o Laboratório de Ecologia de Peixes Marinhos – LEPMAR da UFES – CEUNES – Universidade Federal do Espírito Santo – Centro Universitário Norte do Espírito Santo, São Mateus – ES.

dsfv

Cidadão Cientista – PADI GoPRO

Este projeto também visa a formação de cidadãos cientistas através da participação dos mergulhadores no suporte as pesquisas de campo.

O projeto reserva ao menos 2 vagas para os alunos do Programa PADI de Desenvolvimento Profissional da ACQUA SUB PADI GoPRO Acqua Sub.

Aproveite esta oportunidade, as pesquisas de campo já começaram e irão até abril de 2023.

Quer saber mais?

Solicite um Orçamento
Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá, podemos ajudar?