Pontos de mergulho

Veja abaixo alguns pontos de mergulho localizados em Guarapari, ES:


Naufrágio Victory B

Embarcação de bandeira grega abandonada no Porto de Vitória com barris de óleo a bordo, criando riscos de um acidente ecológico. Foi incluído no Projeto Recifes Artificiais Marinhos do Espírito Santo (RAM-ES), ficando sua preparação a cargo da Fundação Clean up Day. Foi afundada em 03/07/2003 entre as Ilhas Rasas e Ilha Escalvada. Liberado apenas para mergulho contemplativo ou recreativo, pois a legislação proíbe o mergulho com alguns equipamentos.

O navio foi doado ao Governo do Estado do Espírito Santo, pela alfândega do Porto de Vitória, órgão da Secretaria da Fazenda, após ter sido decretado o seu perdimento pela Justiça.

Naufrágio Beluccia

Bellucia era uma embarcação a vapor, de nacionalidade inglesa, que naufragou em 1903 a 7 milhas da costa, quando em viagem de Santos para New Orleans. Encontra-se partido ao meio, com proa e popa separados por uma distância de aproximadamente 100 metros, o que dificulta o reconhecimento completo do naufrágio em um único mergulho. Como as correntes são freqüentes no local, ao programar o mergulho é aconselhável verificar a maré, sendo que este mergulho só é indicado para mergulhadores com curso avançado PADI.

É considerado um dos melhores pontos de mergulho na região, devido ao belo visual, além da grande quantidade vida marinha. Ele está afundado próximo à Ilhas Rasas, e são vistos a sua hélice, caldeira e vários compartimentos. No local, são vistos muitos cardumes que habitam o local.

Com profundidade variando entre os 22 aos 28m e visibilidade podendo chegar aos 20m.
Ao programar o mergulho neste naufrágio, verifique antes a maré, pois as correntes são freqüentes no local.

Ilha Escalvada

Situada a 6 milhas da costa, a ilha possui um farol que, quando foi modernizado, teve os antigos cilindros de aço que armazenavam gás jogados ao mar, tornando-se um curioso ponto de observação para os mergulhadores. É ideal para a prática de drift dive (mergulho de correnteza) e mergulho noturno, e dentre as espécies encontradas estão corais, esponjas, estrelas do mar, frades, parus, trombetas, lagostas, polvos, donzelas e moréias.

Ilhas Rasas

Situada a 7 milhas da costa, em suas proximidades estão os destroços de algumas embarcações e restos de artilharia, pois a ilha foi alvo de treinamento da Marinha do Brasil. Durante o mergulho pode-se observar diversos corais e crustáceos, polvos, lagostas, moréias, frades, parus, trombetas, gorgônias, esponjas, arraias e anêmonas. Baleias jubarte já foram vistas no local, durante o seu período anual de migração para o Arquipélago de Abrolhos.

Naufrágio Faria Lemos

O naufrágio aconteceu depois de bater contra a linha de recifes conhecidos como “Três Pedras”, frente à praia de Guaibura, Nova Guarapari.
Navio cargueiro, carregado com grande quantidade de azeites e óleos comestíveis.
Encontra-se hoje em estado desmantelado.